domingo, 6 de novembro de 2011

Sites inúteis e ofensivos: Denuncie você também!!!

Pesquisando no Google informações sobre estupro de mulheres cristãs em países com grupos religiosamente fundamentalistas, tive a infelicidade de encontrar o inútil site  www.arquivosdamortes.com que se ocupa de mostrar fotos de pessoas mortas em  situações trágicas. 

Como se não bastasse o desrespeito com a dor e a família das vítimas, há uma seção somente com mulheres mortas que foram vítimas de estupro. Para piorar ainda mais, há uma postagem que no título está escrito: "MORTA E ESTUPRADA!!!! TADINHA". Sinceramente, diante do esforço de Governos, Ong´s, instituições internacionais como a ONU, de combater esse tipo de violência que vitima centenas de mulheres por ano, sem contar a cifra negra que não aparece nas estatísticas, permitir que um site como esse permaneça no ar é uma irresponsabilidade.

Convido ao leitor a denunciar sites como esse que em nada contribui para o crescimento moral e ético da sociedade. Eu fiz a minha denúncia para a Google e caso o site ainda esteja no ar, se motive em denunciar conferindo o desprezível link:


André Silva

Homem tortura e atira na ex-mulher no Bairro Novo Glória


Segundo a PM, a agressão foi presenciada pelo filho de 8 anos do casal

Publicação: 25/10/2011 08:25 Atualização:
Uma mulher foi torturada e baleada pelo ex-marido no Bairro Novo Gloria, na Região Noroeste de Belo Horizonte, na noite dessa segunda-feira. De acordo com militares do 34º Batalhão, o suspeito, Flávio Ferreira do Nascimento, de 39 anos, foi até a casa da vítima alegando que queria ver o filho de oito anos.

Segundo a PM, a agressão teria iniciado durante uma discussão entre o casal. Nascimento acorrentou a ex- mulher, Laila Maria de Oliveira Silva, de 24 anos, numa cama, cortou o cabelo dela e, em seguida, disparou três tiros contra a vítima. Os tiros atingiram a mão, a coxa e a panturrilha da mulher. Conforme os policiais, a criança interveio, implorando para que o pai não matasse a mãe dele.

Segundo os militares, a tortura só teve fim com a chegada de vizinhos. O homem teria abandonado o imóvel e fugido num Fiat 147, que foi abandonado num rua próxima ao local. Até o início da manhã desta terça-feira, o suspeito ainda não tinha sido localizado. A vítima foi socorrida para o Hospital João XXIII e não corre risco de morrer.

Fonte: Portal Uai

Comentário:

A crueldade da violência contra a mulher é multiforme e suas consequências devastadoras para a mulher e para a família. Nessa matéria identificamos ao menos três violências, a física, a psicológica e a moral se considerarmos o significado que o cabelo possui para as mulheres. O que se destaca  nesse caso é a intenção clara do agressor em praticar a tortura contra sua ex-companheira. A crueldade dessa agressão revela a necessidade de se desenvolver políticas públicas voltadas para o homem-agressor paralelamente à aquelas direcionadas à proteção da vítima. 

André Silva



Homem tenta estrangular a namorada no Bairro Anchieta



Publicação: 06/11/2011 11:30 Atualização: 06/11/2011 11:40
Por pouco uma briga de casal não termina em tragédia na capital mineira. De acordo com a Polícia Militar, um jovem de 23 anos tentou estrangular a namorada no Bairro Anchieta, Região Centro-Sul, na manhã deste domingo. A briga aconteceu no apartamento do rapaz, identificado como Hugo Marques Gomide, de 23 anos. Após as agressões, o jovem teria tentado se matar ingerido medicamentos de uso controlado.


A PM chegou ao local depois que a jovem, que tem 20 anos, conseguiu escapar e ligou para o 190. A vítima disse aos policiais que essa não é a o primeira vez que é agredida pelo namorado. Ela contou que já registrou outras queixas de agressão e que iria solicitar uma medida protetiva de afastamento à Justiça.

De acordo com o boletim de ocorrência, as agressões teriam sido motivadas por ciúmes. O rapaz disse à polícia que a namorada saía sozinha e sempre chegava tarde. “Quando chegamos ao local, ele estava com o nariz sangrando e tinha tomado vários comprimidos. A suspeita é de que ele tentou se suicídar”, disse um policial que atendeu a ocorrência.


Por conta dos ferimentos, o jovem foi levado para o Hospital Life Center, onde permanecia internado até a manhã deste domingo. Segundo a PM, depois de liberado, o agressor será ouvido pela Polícia Civil. Ele deverá responder por tentativa de homicídio, lesão corporal e ameaça. Já a jovem, que sofreu ferimentos no pescoço, também foi medicada e liberada.

Fonte: Portal Uai
Comentário:
A reincidência da violência de gênero é uma morte anunciada, fazendo referência ao consagrado escritor Gabriel García Márquez. A vítima na matéria acima relatou que já havia feito várias queixas de agressão do namorado. A tentativa de homicídio foi mais uma etapa desso chamado ciclo de violência que começa com a primeira agressão, passa pela repetição e termina e resulta na morte da mulher. Outro fator foi o motivo  fútil alegado pelo agressor para justificar a tentativa de homicídio. A incapacidade do agressor em resolver seus conflitos de forma não-violenta favoreceu a utilização de padrões violentos para solucionar os impasse no relacionamento. Nesse ponto identifica-se a importância da justiça determinar que o agressor passe por seções de grupos de ajuda para que esses padrões sejam desconstruídos e ele seja reajustado ao convívio social. Por fim, a protelação da vítima em fazer utilização das medidas protetivas da Lei Maria da Penha quase custou sua própria vida.
André Silva 

Sobre "O Grito de Ana"


O blog "O Grito de Ana" foi criado para ser uma voz na luta contra todas as formas de violência contra a mulher. O assassinato brutal de Ana Carolina de Menezes, em 2009, inspirou a criação desse espaço que segue no esforço de contribuir para a diminuição e fim desse tipo de violência que vitima mulheres em todo mundo.

Para conhecer mais sobre a origem do blog inspirado no caso de Ana Carolina, acesse o link:

http://ogritodeana.blogspot.com/2009/07/tenho-sido-questionado-sobre-origem-do.html