sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ex-namorado é suspeito de sumiço de universitária




A Polícia Civil está rastreando as ligações feitas no celular da universitária Núbia Glenda Ferreira da Silva, de 20 anos, que está desaparecida desde a sexta-feira (16). A estudante foi vista pela última vez no Campus da Una em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, onde cursa Gestão de Recursos Humanos. 

Segundo relatos de colegas da universitária, ela deixou o centro universitário após atender uma ligação e não retornou para a sala de aula. Neste dia, a estudante perdeu uma prova.Dentre as linhas de investigação, a polícia trabalha com a hipótese de crime passional. O motorista de van escolar Rander Lopes de Paula Santos é o principal suspeito do desaparecimento de Núbia Glenda. 


Amigas da jovem contaram que o ex-namorado da estudante a perseguia.A mãe da universitária, Jutelma Ferreira, contou em entrevista à TV Record que a filha não estava satisfeita com o relacionamento. Segundo ela, o homem era casado. A mulher disse que conversou com Núbia Glenda pela última vez no dia em que ela desapareceu. Ela informou que a estudante, que aparentava estar bem, faria uma entrevista de emprego.Além das ligações telefônicas, a polícia analisa o circuito de segurança do consultório odontológico onde a estudante esteve na sexta-feira.


A universitária é natural de Abaeté, na Região Central do Estado, e veio estudar em Belo Horizonte, onde mora sozinha. Ela não foi vista por vizinhos nos últimos dias. Familiares registraram ocorrência em diversas delegacias, na última quarta-feira (21). Eles teriam dito que a jovem temia o ex-namorado. O caso está sendo investigado pela 3ª Delegacia de Contagem.

Fonte: Jornal Hoje em Dia

sábado, 10 de setembro de 2011

MESTRADO - PM defende dissertação sobre violência doméstica


01/09/2011
Analisar o fenômeno da violência doméstica, aprofundar mais no tema e propor políticas públicas para o Estado. Estes foram alguns dos objetivos do subchefe do Centro Integrado de Defesa Social - Cinds, Capitão Fernando Henrique, ao defender, na última terça-feira, 30, a dissertação de mestrado sob o título: Uma Análise Estatístico-Espacial da Violência Doméstica contra a Mulher em Belo Horizonte - Minas Gerais 2006 a 2010.
A banca examinadora contou com participação do Diretor de Apoio Operacional - DAOp, Coronel Bianchinni. O capitão disse que escolheu o tema pela pouca bibliografia existente na área e para propor soluções para a violência doméstica. Explicou que começou, em 2009, pela Pontifícia Universidade Católica - PUC, a coletar dados e a analisar os registros criminais - boletins de ocorrência - sobre agressão à mulher.
"Já nas primeiras analises, foi possível perceber o aumento do número de registros se compararmos 2006, ano da criação da Lei, a 2010. Isso se deve ao fato de as mulheres terem mais confiança no Sistema de Defesa Social e, com isso, denunciarem mais", explicou o Capitão Fernando.
Além de perceber o aumento da credibilidade do "ciclo de Justiça Criminal", especificado pelo policial como, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e estabelecimentos prisionais, ele também apontou e propôs políticas públicas para enfrentar o problema.
"Sugiro em minha dissertação que sejam reforçadas as campanhas de conscientização, em todo o País. Proponho, dentre outras coisas, parcerias entre as secretarias de governo, como: segurança, saúde, turismo e lazer, para melhorar os serviços prestados por estes órgãos."
Ainda de acordo com o militar, as parcerias são muito importantes, porque , segundo seus levantamentos, as áreas onde a agressão à mulher ocorre com mais freqüência em Belo Horizonte são as de menor potencial econômico.
O policial militar ainda cita em seu trabalho que a PMMG já trabalha preventivamente com a questão, com o Serviço de Prevenção à Violência Doméstica, lançado há um ano pelo Comando de Policiamento da Capital - CPC.
Fonte: Site Institucional da Polícia Militar de Minas Gerais

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - PM participa de Conferência de Políticas para Mulheres


05/09/2011
Policiais militares do Serviço de Prevenção a Violência Doméstica Contra as Mulheres - PVD de Belo Horizonte participaram, neste fim de semana, da 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres.
A cerimônia foi presidida pelo Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania, em parceria com a Coordenadoria dos Direitos da Mulher de Belo Horizonte e com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher da capital.
Dentre os objetivos do encontro estavam a análise da realidade brasileira na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política das mulheres que contribuam para a erradicação da pobreza extrema e para o exercício da cidadania pelas mulheres belorizontinas, mineiras e brasileiras.
A PMMG foi representada por militares femininas. Os organizadores destacaram a presenças das policiais e a importância da Corporação para o combate a violação dos direitos das mulheres.
Fonte: Site Institucional da Polícia Militar de Minas Gerais