sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A luta contra o machismo salva vidas...

Chega de violência! Machismo mata!


O dia 25 de novembro é o dia internacional pelo fim da violência contra a Mulher. Essa data foi estabelecida no Primeiro encontro Feminista Latino-americano e do Caribe realizado em Bogotá, Colômbia, em 1981, em homenagem às irmãs Mirabal.

Com a vontade de fomentar o ativismo digital pelo fim da violência contra mulher surge a proposta de uma campanha chamada “Cinco dias de ativismo digital online pelo fim da violência contra a mulher”, que ocorreu entre os dias 20/11 e 25/11. A ideia nasceu através da parceria entre os blogs: Pimenta com limão e Contra Machismo que logo em seguida ganhou a colaboração de vários ativistas e apoiadores da causa.
Niara de Oliveira – @nideoliviera71 (Jornalista), do blog Pimenta com limão e Cintia Barenho – @CintiaBarenho (ambientalista. Mestre em educação ambiental) do blog Contra Machismo estiveram na RádioCom e falaram sobre as lutas feministas e a importância da reflexão e a discussão sobre a violência que mata mulheres no mundo inteiro por conta do machismo.
Ouça o áudio da entrevista no Contraponto AQUI
Fonte: Blog "Contra Machismo"


Obs.: Texto adaptado quanto ao contexto de tempo. O texto foi escrito na forma original para a data do dia 25 de novembro com referências diretas. O conteúdo permaneceu o mesmo. 

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Uma aberração !!!

24/11/2010 - 21h32 - Atualizado em 24/11/2010 - 21h32

Cansada de abusos sexuais, adolescente denuncia o pai e madrasta

REDAÇÃO MULTIMÍDIA

Depois de cinco anos sendo abusada sexualmente pelo pai, uma adolescente de 14 anos procurou a polícia. A madrasta da menina também participava dos abusos. Uma amiga da jovem, também de 14 anos, foi igualmente molestada pelo casal. Ambos confessaram o crime.


A adolescente fez a denúncia nesta terça-feira (23). No dia, o pai dela foi autuado por porte ilegal de armas. Mas após investigações da polícia, constataram-se os abusos. Ele e a esposa foram autuados por estupro de vulnerável nesta quarta-feira (24). A delegada Ana Cecília Mangaravite, titular da Delegacia da Mulher de Guarapari, decretou prisão preventiva dos dois.



Ele está preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Guarapari. A esposa será transferida do DPJ da cidade para o presídio de Tucum nesta quinta-feira (25).



Os abusos



Os abusos começaram quando ela tinha nove anos. Aos treze, os pais dela se separaram e ele foi viver com a atual esposa. O novo casal então passou a incluir a menina, que morava com eles, nas relações sexuais. No último mês de outubro, a adolescente se apaixonou por um rapaz, mas o pai disse que só liberaria o namoro se ela conseguisse uma "substituta".



Ela confidenciou essa história a uma amiga de 14 anos, que aceitou manter uma relação sexual com o pai da colega. Quando chegou ao local do encontro, tanto o pai da amiga quanto a madrasta dela a esperavam. Os três mantiveram relações sexuais.



Depois disso, o homem continuou a telefonar pra amiga da filha querendo marcar novo encontro. Como ela não aceitou, ele passou a fazer ameaças por telefone à menina. Mas a jovem gravou os telefonemas, que hoje constam como prova do crime.


Fonte: GazetaOnLine

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Sugestão de leitura: Livro do jornalista espanhol Antônio Salas revela a podridão do tráfico de mulheres na Europa para a prostituição


Livro - O ano em que trafiquei mulheres
Antonio Salas, pseudônimo de um conhecido jornalista investigativo, teve o sangue frio de se sentar e barganhar por essas meninas ? que diariamente têm suas integridades feridas ? engolindo a impotência e a cólera diante do fato de que em pleno século XXI seja possível comprar e vender pessoas para explorá-las sexualmente. Entretanto, ele queria ir a fundo no assunto. Precisava prová-lo e, para isso, durante um ano, o autor de Diário de um Skinhead: um Infiltrado no Movimento Neonazista, se fez passar por traficante de mulheres em busca de pistas para montar o quebra-cabeça que este livro desvenda: o sórdido e miserável mercado do sexo. Ao passar por diversas experiências, Salas montou esse sensacional relato sobre uma realidade tantas vezes deixada de lado pela sociedade.



SALAS, Antônio. O ano em que trafiquei mulheres. tradução Sandra Martha Dolinsky - São Paulo: Editora Planeta do Brasil.2007.
Fonte: Lojas Americanas